5ª Expedição Ambiental Rio Verde e seus afluentes é realizada com apoio do deputado Professor Cleiton

A edição desse ano contou com o apoio do mandato do deputado estadual Professor Cleiton, que é um grande defensor das águas e autor da Emenda 106 que tornou os Lagos de Furnas e Peixoto patrimônios do povo mineiro.

Na segunda-feira, 10 de maio de 2021, foi realizado o último dia de navegação do ambientalista Ronipeterson Landim Costa. Com a chegada no Pontalete (divisa de Elói Mendes, Paraguaçu, Três Pontas), mais uma vez, ele cumpriu sua missão de desbravar e mostrar a realidade desse rio tão importante para mais de 30 municípios que compõem a bacia hidrográfica. Foram mais de 300 mil remadas e mais de 300 quilômetros percorridos!

Infelizmente, não houve nada para comemorar nesse encerramento! Roni chegou nesse último dia com a conclusão de que nada melhorou: as águas continuam sendo contaminadas e tratadas com descaso pela população e poder público dos municípios envolvidos. A edição desse ano contou com o apoio do mandato do deputado estadual Professor Cleiton, que é um grande defensor das águas e autor da Emenda 106 que tornou os Lagos de Furnas e Peixoto patrimônios do povo mineiro, para garantir as cotas mínimas do nível da água. Por isso, quando soube da história de Ronipeterson abraçou mais essa causa. Inclusive porque o Rio Verde tem influência direta no Lago de Furnas. 

Com muito cansaço e dores físicas, o ambientalista finalizou a expedição com “dor do coração”. Ele relatou que desde o dia 23 de abril, quando saiu de sua casa rumo a Passa Quatro, pode verificar diversos crimes ambientais. “A mensagem que quero deixar é essa: preservem as nascentes! Eu venho falando que o rio vai morrer e ninguém acredita! Ele está muito degradado. Nós precisamos pensar no rio como se fosse alguém da família que precisa de ajuda. Essas águas são sagradas, nascem puras e estão sofrendo todo tipo de desprezo ao longo do caminho. É preciso consciência para mudar a história do Rio Verde e a nossa também”, desabafou. 

– Durante todo o percurso da expedição, o ambientalista teve a companhia da equipe do mandato que auxiliou na estrutura, logística e também nas gravações das navegações e denúncias de crime ambiental. Nas redes sociais do deputado é possível pesquisa e rever todo conteúdo publicado, inclusive com os momentos de participação do Professor Cleiton na expedição. – No dia 15 de maio foi realizada uma live especial de encerramento da expedição, com a participação de Ronipeterson e do deputado Professor Cleiton. Na ocasião, foram abordados os detalhes da jornada e de um relatório que será preparado e entregue aos órgãos competentes. Reveja a live aqui: https://www.facebook.com/Professor.Cleiton.RCC/videos/903603903819264

Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Populares:

Receba as notícias
em primeira mão!

Fique por dentro de todas as novidades:

Digite o seu e-mail abaixo e não perca nenhuma notícia!

Navegue por nosso site!

Postagens Relacionadas

Abrir WhatsApp!
1
Precisa de ajuda?
Deputado Prof. Cleiton
Olá! Como podemos te ajudar?