Por que lutar por furnas?

Um local que reúne praias artificiais, piscicultura, cânions, gastronomia e muita história.  Reconhecido como um dos maiores lagos artificiais do mundo, ele cobre uma superfície de 1440km² e atinge  34 municípios de Minas Gerais. Estamos falando da maior extensão de água do estado, do famoso Lago de Furnas. O Mar de Minas. 

Em fevereiro de 1957, para escapar de um estrangulamento energético, foi criada a Central Elétrica de Furnas, sendo instalada entre os municípios de São João Batista do Glória e São José da Barra, no curso médio do rio Grande.  seguindo o Decreto Federal nº 41.066.

Já em janeiro de 1963 o Lago de Furnas começou a se formar, graças às águas do rio Grande que foram desviadas para a construção da usina. Foi então que um grande número de pessoas que viviam em áreas às margens do rio começaram a ter suas vidas transformadas. O município de Guapé e o distrito de São José da Barra, por exemplo, tiveram mais da metade de seu território invadido pelas águas, fazendo necessária a construção de novas áreas urbanas para acolher as pessoas das regiões destruídas. 

Com o passar do tempo, o reservatório foi ganhando novos destaques. De lá para cá, as belas paisagens que misturam o verde das árvores e das águas, atraem turistas que desfrutam das praias, cachoeiras, da culinária e dos esportes aquáticos. Todas as atividades ligadas de maneira direta ou indireta ao lago, como é o caso da pesca e do comércio local, fazem com que o lago tenha grande participação no desenvolvimento da região. 

Nos últimos anos as baixas enfrentadas pelo Lago têm trazido, novamente, novos prejuízos para a população da região. O gigante espelho d’água se tornou a base económica de 34 municípios e o seu esgotamento tem afetado pelo menos 50 segmentos da economia das cidades. Estamos falando de cerca de 260 empreendimentos ligados, somente, ao turismo que têm sido prejudicados.

Foto: Divulgação Prefeitura de Boa Esperança

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Populares:

Receba as notícias
em primeira mão!

Fique por dentro de todas as novidades:

Digite o seu e-mail abaixo e não perca nenhuma notícia!

Navegue por nosso site!

Postagens Relacionadas

Abrir WhatsApp!
1
Precisa de ajuda?
Deputado Prof. Cleiton
Olá! Como podemos te ajudar?