“Povo mineiro está pagando a conta da corrupção na Cemig”, diz Professor Cleiton

Deputado, que é vice-presidente da CPI da Cemig, disse que a conta de energia do mineiro está mais cara devido à má gestão da estatal.

A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga prejuízos bilionários na Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foi instaurada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em 16 de junho de 2021, após aprovação do requerimento 1047/2021, de autoria do deputado estadual Professor Cleiton (PSB). 

A CPI da Cemig se iniciou após o deputado Professor Cleiton fazer denúncias relativas à falta de transparência na administração da Cemig e sobre uma possível ingerência do Partido Novo (partido do governador de Minas Gerais Romeu Zema) e a atual gestão da companhia. 

A Comissão acredita que a Cemig está sendo propositalmente desidratada para justificar uma possível privatização. A suspeita é que negociações podem ter mascarado prejuízos de quase 1 bilhão de reais apenas em operações que envolvem a CEMIG, TAESA, LIGHT (RJ) e RENOVA (SP). Além disso, estão sendo investigadas dispensas e inexigibilidades de licitação sob suspeita,  que foram realizadas nos últimos meses na estatal. 

Professor Cleiton tem afirmado que se as investigações da CPI já terminassem agora, já haveria elementos suficientes para comprovar as irregularidades. 

“O que de mais grave nós apuramos até agora nesta CPI é, exatamente, a contratação de empresas que estão ligadas a agentes partidários. Empresa sem licitação atuando no interior da Cemig, empresa sem os critérios técnicos exigidos ao longo da história da companhia e favorecimentos” – disse o deputado. 

O que já se descobriu até o momento?

– Responsável legal pela empresa AUDAC confirmou que apesar de ter vencido a licitação para os serviços de call center, nunca foi chamada para iniciar os trabalhos. O contrato foi rescindido e a empresa IBM foi contratada, com inexigibilidade de licitação, para realizar o serviço, por um prazo de 10 anos, com contrato no valor de R$1,1 bilhão. A IBM subcontratou a empresa derrotada A&C Consultoria, que pertence a um secretário de Zema, falecido esse ano.

– Empresa de investigações KROLL teve acesso aos dados da Cemig mesmo antes de ter contrato assinado. Ex-gerente confirmou que teve dados de seu computador de trabalho copiados.

– Pratica de convalidações e contratações de gerentes sem concurso público se tornaram frequentes na Cemig.

Qual o prejuízo para o povo mineiro? 

Segundo Professor Cleiton, corrupção trás prejuízo e, de acordo com ele, o povo mineiro está pagando uma conta de energia altíssima que não é apenas por conta do racionamento ou da possibilidade de possíveis apagões, fruto da ausência de chuva. 

“O povo mineiro está pagando a conta da corrupção. O povo mineiro está pagando a conta de uma má gestão. O povo mineiro está pagando a conta de pessoas que vieram de São Paulo para acabar com o patrimônio de Minas Gerais, que é a Cemig” – enfatizou o parlamentar. 

Por fim, ainda conforme o parlamentar, “a conta de energia do mineiro está mais cara devido ao preço da corrupção no interior da companhia”.

O que vem por aí? 

A Comissão agora está mirando um importante empresário que pode ser o grande articulador das operações ilegais. Já se sabe que Evandro Negrão de Lima Jr, financiador da campanha de Zema, é dirigente do Partido Novo, foi quem recebeu a proposta de contratação da EXEC, empresa headhunter responsável pelo processo de seleção que culminou na escolha de Reynaldo Passanezi Filho para a presidência da estatal mineira de energia. Por que alguém que não tem qualquer tipo de ligação oficial com a Cemig ou com o governo foi quem recebeu essa documentação? Mas é preciso também identificar que Evandro Negrão é genro de Modesto Araújo, dono de uma rede de drogarias, que financiou a campanha do atual governador e possui amplos benefícios fiscais, concedidos através de Regime Especial na Secretaria da Fazenda do governo de Minas.

Foto: Guilherme Dardanhan/ALMG

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Populares:

Receba as notícias
em primeira mão!

Fique por dentro de todas as novidades:

Digite o seu e-mail abaixo e não perca nenhuma notícia!

Navegue por nosso site!

Postagens Relacionadas

Abrir WhatsApp!
1
Precisa de ajuda?
Deputado Prof. Cleiton
Olá! Como podemos te ajudar?