Professor Cleiton se reúne com gestores municipais de Saúde do Sul de Minas

A reunião foi feita por videoconferência, na manhã dessa terça-feira, 07 de abril.

O deputado estadual Professor Cleiton (PSB) se reuniu com gestores de saúde de aproximadamente 20 cidades do Sul de Minas. A reunião foi feita por videoconferência, na manhã dessa terça-feira, 07 de abril.

O objetivo foi ouvir as demandas de cada município e também os sentimentos, em relação ao enfrentamento da pandemia do Covid-19.

A opinião dos Secretários Municipais de Saúde é unânime: a maior dificuldade tem sido conseguir comprar os equipamentos e materiais hospitalares, como Equipamentos de Proteção Individual, entre outros insumos. Os fornecedores não estão conseguindo entregar ou cobram preços muito elevados.

Outra preocupação apontada por eles é o transporte dos pacientes para cidades que têm hospitais referência no tratamento do coronavírus. Isso porque, os municípios menores não dispõem de ambulância com suporte avançado para conduzir os doentes graves. Algumas localidades não possuem hospital e precisam deslocar à população para cidades maiores.

Professor Cleiton faz parte da Frente Parlamentar de Combate ao Coronavirus, formada por 27 deputados. Ele também é membro da Comissão de Crise, composta por sete deputados. Estando na linha de frente, tem participado de diversas reuniões com representantes do Governo de Minas Gerais.

Todas as demandas apresentadas na reunião serão levadas para o Comitê de Combate ao Coronavírus. Além disso, ficou definido que a assessoria jurídica do mandato irá também orientar os responsáveis pelo setor de compras das secretárias municipais de Saúde, se houver dúvidas.

Vale lembrar que a Assembleia Legislativa de Minas destinou R$ 300 milhões para combater o coronavírus em Minas Gerais, valor que virá de recursos de emendas parlamentares destinadas a ações diversas na área da saúde. Esse recurso foi possível graças à aprovação do Projeto de Lei 1.750/20, realizada no dia 1º de abril. A PL se transformou na Lei 23.632, de 2020. 

Assembleia Legislativa promove debate sobre Hospitais do Sul de Minas

Deputado Professor Cleiton solicitou a reunião para defender o Hospital Regional de Varginha

Por aproximadamente quatro horas foi realizada no Theatro Capitólio, em Varginha, a Audiência Pública para debater os problemas financeiros do Hospital Regional de Varginha, do Hospital Samuel Libânio, de Pouso Alegre, do Hospital Escola e da Santa Casa, de Itajubá, e os problemas relacionados aos atrasos nos repasses do Estado e do Ipsemg. A reunião, promovida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, foi solicitada pelo deputado estadual Professor Cleiton, e aconteceu nesta sexta-feira, 28 de junho.

Tratou-se de uma reunião muito produtiva, na qual pode-se ouvir várias partes e entender a situação real e também como, através da Assembleia Legislativa, é possível ajudar a salvar os hospitais que sofrem com os prejuízos financeiros.

“Em janeiro, a dívida com os hospitais estava em R$ 1,2 bilhão. As unidades estão cheias porque os pacientes não receberam a devida atenção primária. Ficamos mais de 20 meses sem pagar os fornecedores de medicamentos. O resultado disso é que, mesmo com a judicialização, não consigo atender nenhum paciente”, ressaltou Marcílio Magalhães, subsecretário de Políticas e Ações de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde.

 O deputado Professor Cleiton, afirmou que apenas 50% das despesas que o Estado assumiu foram pagas. “Não podemos ignorar o grande peso da tabela defasada do SUS nisso”, reforçou.   

“Antes desta Audiência tive uma aula sobre gestão hospitalar, há muitos anos acompanho de perto toda a direção do Hospital Regional de Varginha. Foi-me apresentado pessoalmente tudo que tem acontecido com nosso hospital”, explicou Professor Cleiton.

O deputado também agradeceu à Superintendência Regional de Saúde que enviou a ele o estudo relacionado ao Hospital Regional. “Esse relatório já foi enviado à Secretaria de Estado de Saúde para que nossos técnicos tenham ciência de tudo que se passa em Varginha”, afirmou.

Ainda segundo o parlamentar, trazer essa Audiência para o Sul do Estado foi um processo de aprendizado já que serviu para escutar aqueles que vivenciam o dia a dia, estão no ‘chão de fábrica’, lidando com todas as situações na base.

“Saio dessa reunião como uma pessoa melhor, com uma formação humana melhor. Continuo acreditando que meu papel de educador é lutar para que os alunos que ingressem na carreira médica levem a humanização a esses lugares, atendam com olhar de misericórdia, assim como eu sei que acontece no Regional de Varginha. O Hospital Regional é a nossa prioridade”, finalizou o deputado.

Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Populares:

Receba as notícias
em primeira mão!

Fique por dentro de todas as novidades:

Digite o seu e-mail abaixo e não perca nenhuma notícia!

Navegue por nosso site!

Postagens Relacionadas

Abrir WhatsApp!
1
Precisa de ajuda?
Deputado Prof. Cleiton
Olá! Como podemos te ajudar?