Valores da Mantiqueira

Imagine só: uma cadeia de serras belas e imponentes, por ela escorrem as águas frias dos rios que nascem ali, a mais de 2 mil metros de altitude. Um lugar que reúne belas paisagens e muita curiosidade,  já que estamos falando de um espaço agraciado pela diversidade da natureza. E, para completar, esse território, que teve o seu nome colocado pelos índios, consegue reunir em um pico três estados brasileiros… 

Esse paraíso é a famosa Serra da Mantiqueira,  território que já era habitado pelos índios muito antes da chegada dos portugueses em nossas terras. Os historiadores afirmam que a mais de 9 mil anos a região já era habitada por pessoas que desfrutavam das riquezas naturais do local.  

A Serra da Mantiqueira é um importante ponto do nosso estado. Conhecida por seus cafés finos, tradição presente a mais de 100 anos, ela é a região mais premiada do país. Foi reconhecida como Indicação Geográfica (IG) e na modalidade Indicação de Procedência (IP), graças a sua cultura e reputação mundial ao produzir cafés especiais.

Os sabores e valores da Mantiqueira não estão só ligados ao café, as paisagens e a sua rica história. A região e seus produtores têm muito mais a mostrar. Os olivais, por exemplo, não param de se multiplicar e as belas oliveiras já ocupam mais de 700 mil pés. O premiado queijo de Alagoa já ultrapassou as barreiras nacionais e as criações de Truta Rosa não param de crescer. 

São inúmeras as riquezas que a nossa Serra tem para oferecer. Muitas belezas para admirar, muita gastronomia para experimentar e muitos produtores para valorizar. O sul de minas apresenta um mundo de possibilidades para o nosso Estado  e a série  Valores da Mantiqueira nos ajudará  a provar isso.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Populares:

Receba as notícias
em primeira mão!

Fique por dentro de todas as novidades:

Digite o seu e-mail abaixo e não perca nenhuma notícia!

Navegue por nosso site!

Postagens Relacionadas

Abrir WhatsApp!
1
Precisa de ajuda?
Deputado Prof. Cleiton
Olá! Como podemos te ajudar?