“Fico imensamente feliz com esse avanço em relação ao Cine Rio Branco” – diz Professor Cleiton

Prédio que abrigava antigo cinema se tornará Centro de Eventos; deputado foi um dos principais nomes na luta pela medida.

Na última quinta-feira (17), a prefeitura de Varginha publicou o decreto 10.914/2022, no qual declara o antigo prédio do Cine Rio Branco como de utilidade pública. Vale ressaltar que, em novembro de 2020, após reunião com o deputado estadual Professor Cleiton, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), já havia aprovado a desapropriação do prédio.

O prédio onde, por muito tempo, abrigou o Cine Rio Branco, um dos maiores da América Látina à época, será reaberto ao público após 23 anos fechado. De acordo com a prefeitura de Varginha, o espaço se tornará um ‘Centro Educacional de Eventos’.

“Eu, como historiador e apaixonado pela nossa cidade, fico imensamente feliz com esse avanço em relação ao Cine Rio Branco. Agora vamos articular para que todos os detalhes sejam organizados o mais breve possível para que esse projeto tenha sequência e Varginha ganhe essa estrutura espetacular para eventos”, disse Professor Cleiton.

História do Cine Rio Branco

Inaugurado em 11 de agosto de 1956, o Cine Rio Branco possui 1480 lugares e já foi considerado como a maior tela de projeção da América Latina.

A fama de ter uma das maiores telas do mundo não é enganosa. A lendária cortina “mágica”, zelava pelos seus 9 metros de altura por 18 metros de comprimento.

Há 23 anos desativado, o prédio foi tombado em 1998 pelo Conselho do Patrimônio Histórico de Minas Gerais e hoje vive em total abandono; uma triste realidade para os amantes do cinema.

O Cine custou cerca de 13 milhões de cruzeiros e teve como estreia o filme ‘Rapsódia’, estrelado por Elizabeth Taylor.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Populares:

Receba as notícias
em primeira mão!

Fique por dentro de todas as novidades:

Digite o seu e-mail abaixo e não perca nenhuma notícia!

Navegue por nosso site!

Postagens Relacionadas

Abrir WhatsApp!
1
Precisa de ajuda?
Deputado Prof. Cleiton
Olá! Como podemos te ajudar?