ATUAÇÃO

COMPROMISSOS E LUTAS

EDUCAÇÃO

Professor Cleiton é graduado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais e possui Mestrado em História do Brasil e História Ibérica. Lecionou durante muitos anos em várias escolas do Sul de Minas Gerais e acompanhou de perto os desafios de ser educador. Após assumir o cargo de Deputado Estadual, a educação continuou sendo uma de suas principais bandeiras, tanto que desde o primeiro ano de mandato é membro efetivo e muito atuando da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia. Ao longo de seu mandato, Professor Cleiton visitou diversas escolas, destinou emendas e investimentos para garantir melhores condições de ensino e aprendizagem para os mineiros, além de promover audiências públicas e eventos formativos destinados aos profissionais da área.

SERVIÇO PÚBLICO

Os 330 mil servidores públicos do Estado de Minas Gerais são vistos pelo deputado como a categoria que atua de forma incansável pelo Estado. Em outras palavras, eles são responsáveis pela prestação de serviço para toda a população em diversas áreas essenciais como: saúde, educação, segurança e administração. Pensando nisso, a luta pela garantia de direitos para os servidores também acontece de maneira inesgotável em seu mandato. Alguns dos momentos mais marcantes foram as ações contrárias à Reforma da Previdência Mineira e, mais recentemente, o Projeto de Lei 24823/2021 e a CPI da Cemig.

CPI DA CEMIG

A Companhia Energética de Minas Gerais é um dos maiores patrimônios do povo mineiro. A empresa é reconhecida pela dimensão e competência técnica e é considerada a maior empresa integrada do setor de energia elétrica do Brasil. Professor Cleiton é o autor do requerimento que deu origem à CPI da CEMIG, ou seja, foi dele o pedido para que a Assembleia Legislativa de Minas iniciasse a investigação de possíveis irregularidades na atual gestão da estatal. Ao início dos trabalhos, o parlamentar foi nomeado vice-presidente e sub-relator da CPI.
Proteger a CEMIG, os funcionários e o povo mineiro que paga a conta das ações tomadas pela diretoria da empresa é um dos principais objetivos do mandato do Deputado Professor Cleiton.

IGREJA

A vida religiosa faz parte da rotina do deputado desde muito jovem. Ainda na infância começou a participar ativamente dos grupos e movimentos pastorais da Igreja Católica. Sua trajetória de fé se deu na Igreja de Santa Rita, no bairro onde morava em Varginha. Uma profunda experiência com Jesus, por meio da Renovação Carismática Católica, traçou toda a vida do professor que, junto à esposa, dedicou seus anos em prol da evangelização. Professor Cleiton sempre atuou na Igreja cantando, tocando, participando de projetos sociais e também pregando a Palavra de Deus nos Grupos de Oração e retiros católicos. Mais recentemente, se tornou membro da Sociedade São Vicente de Paulo, conhecida pelas obras de fé e caridade. 

 

LAGOS DE FURNAS E PEIXOTO

Professor Cleiton é o autor da PEC 52, que se tornou Emenda à Constituição 106, aprovada em dezembro de 2020 na Assembleia de Minas.

UMA VITÓRIA HISTÓRICA E COLETIVA DO POVO MINEIRO!

Desde o início de seu mandato, Professor Cleiton denunciou a abraçou a causa dos Lagos de Furnas e Peixoto. Por isso, apresentou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais a PEC 52, que foi aprovada pelos parlamentares com apenas um voto contrário e garante o tombamento dos lagos. Essa conquista é histórica para os mineiros, porque as baixas nos níveis dos reservatórios vinham comprometendo o turismo, a piscicultura, a agricultura e, consequentemente, a economia em mais de 50 cidades mineiras. Confira a retrospectiva da luta do deputado em defesa do ‘Mar de Minas’.

Por meio dela, o Lago de Furnas e o Lago de Mascarenhas de Moraes (Peixoto) se tornaram patrimônios naturais do povo mineiro, com a garantia da cota mínima do nível da água e do seu múltiplo uso para atividades como turismo, pesca e agricultura.

Os lagos são parte da paisagem, da cultura, do lazer e da economia de Minas Gerais, por isso, o Deputado Professor Cleiton atua junto aos movimentos sociais – grandes responsáveis pela mobilização –  e às Comissões na Assembleia Legislativa para defendê-los. 

 

INCLUSÃO DIGITAL

O Deputado Professor Cleiton atua para promover de maneira ampla a igualdade de oportunidades para todos os mineiros. Com a Pandemia, as desigualdades sociais foram evidenciadas e ainda mais aprofundadas. Além dos recorrentes problemas na Saúde, na Educação e na geração de empregos, uma novo desafio se colocou a frente: a falta de acesso da população carente à internet e aos dispositivos tecnológicos. 

Desde então, o mandato do Professor Cleiton tem atuado para que mais cidades tenham espaços gratuitos destinados à Inclusão Digital de crianças, jovens, adultos e idosos, assim como tem trabalhado para que os mineiros ocupem lugar de destaque no mercado de Tecnologia e que novos profissionais sejam formados nas áreas de programação, redes sociais e banco de dados.

 

INCLUSÃO DE PESSOAS COM
DEFICIÊNCIA

Logo no início de seu mandato, a luta pela inclusão das pessoas com deficiência
começou a ser uma das principais pautas de trabalho de Professor Cleiton.

Na verdade, essa já era uma bandeira de vida, por ter convivido com os sogros
portadores de deficiência auditiva, além de todos os alunos especiais que passaram
por suas salas de aula

Nos dois primeiros anos da atual legislatura atuou como membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia de Minas, onde teve a oportunidade de promover importantes debates e dar voz a quem não tinha.

 

SUL DE MINAS

Professor Cleiton é natural de Boa Esperança e, ainda na infância, se mudou para Varginha. A relação com os familiares de outras cidades e, principalmente, seu trabalho como professor de História em escolas de várias cidades da região construíram seu amor e compromisso com o Sul de Minas Gerais. Defende as pautas da região na Assembleia de Minas e trabalha incansavelmente para atender as demandas dos municípios que compõem a sua base.

ENDEREÇOS

GABINETE ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS

Rua Rodrigues Caldas, 30 – Cj 217
Santo Agostinho, BH/MG 
CEP: 30190-921 | Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2108-5842

GABINETE REGIONAL SUL DE MINAS

Casa Cidadã Papa Francisco

Rua Trinta e Um de Março, 204 – Jardim Andere
CEP: 37006-810 | Varginha – MG
Telefone: (35) 3015-2034

REDES SOCIAIS

Abrir WhatsApp!
1
Precisa de ajuda?
Deputado Prof. Cleiton
Olá! Como podemos te ajudar?